Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pilantras - o Ticas

caminhando ao lado do Ventor, eis

caminhando ao lado do Ventor, eis

Pilantras - o Ticas


Bem-vindos aos Blogs do Ticas, este vosso novo amigo na Blogosfera

Venham comigo, com o Quico e com o Ventor

Pilantras - o Ticas
Caminhem aqui com o Ticas, o Ventor e o Quico
Caminhem n'A Grande Caminhada do Ventor
Caminhem também por estes trilhos
O Ticas nos Trilhos do Quico: com o Ventor

O Fotoblog do Pilantras: sempre com as flores

Pilantras com o Ventor: recordando sempre o Quico

Venham connosco. A Grande Caminhada nunca acaba!

24
Jun18

Músicas

Luiz Franqueira - Pilantras

Algumas vezes eu e o Ventor ficamos por aqui a ouvir músicas.

Hoje resolvemos fazer algumas alterações neste meu blog. Colocamos uma foto nova no cabeçalho que nos ajuda a perceber como somos pobres em instrumentos de música. E coloquei na página lateral do meu blog, um link para a minha músia.

 

Este instrumento de música, o triângulo, é um instrumento em que na terra do Ventor, chamavam ferrinhos. Uma vez, quando o Ventor era pequeno, os homens de Olelas (Galiza), vieram à Várzea e a Adrão, cantar os Reis. Foi a primeira vez que o Ventor viu este instrumento com concertinas e caixas.

 

O triângulo ou ferrinhos

 

O olifant era um corno que os comandantes militares usavam durante a idade média, para dar sinal às tropas. Eram feitos de dentes de elefantes e neles incrustavam images lindas e desenvolviam belíssimas obras de arte. Talvez o mais famoso olifant de que ouvimos falar seja o usado por Rolando, comandante militar francês do exército de Carlos Magno e que foi morto na batalha de Roncesvales. Este, olifant, em baixo,  foi feito em Itália no séc. XII e hoje encontra-se na Biblioteca Nacional da França, oferecido em 1862. Como vemos, é uma belíssima obra de arte.

 

Olifant

 

Voltarei a falar da música e de outo olifnat famoso.

2 comentários

Comentar post



Pilantras - o Ticas

Caminhando ao lado do Ventor



Esta coruja é semelhante à companheira do Ventor lá pelo Lugar do Sol. Caminhando por aqui, com ela, também ouço músicas

Músicas escolhidas por mim e pelo Ventor: Playlista do Pilantras.




Tudo bem!


Não sei se já vos disse mas, tenho um projecto.


E, como tenho um projecto, terei de o executar, ou melhor, tentar executar. Não sei se conseguirei executá-lo mas, não custa tentar, não é?


O Quico também tinha um projecto e finou-se, a mando do Senhor da Esfera. Quando Ele não quer, nada feito!


Mas eu vou querer. Ai vou, vou, se ele deixar! Vou tentar dar sequência ao que o Quico começou, tanto na Grande Caminhada, nos Blogs, como tentarei ver o que o apoquentava na Arrelia do Quico e o que o levou a colocar num blog as histórias que o Ventor lhe foi contando sobre a sua saga africana que ele descreveu em Vivendo as Memórias ou, Ventor em África, porque se trata das memórias africanas do Ventor.


Quanto aos Fotoblogs do Quico e do Ventor, ele não sabe que rumo lhes vai dar. Mas eu, acho que posso tomar conta daquilo. Não sei, o Ventor está-me sempre a dizer que só faço borrada!


Eu faço ideia o que o Quico terá passado com este gajo. Eu sei que ele me diz constantemente que o Quico era um gato de outro planeta da Esfera e muito inteligente e que eu sou "0" (zero).


Tenho de lhe provar que está enganado!

Mais sobre mim

Arquivo

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.